O que é identidade de marca?

A identidade da marca é uma promessa. Um dado da empresa ao cliente para esperar certas coisas. Se essa promessa envolve qualidade do produto, serviço, preço ou um milhão de outras coisas, varia de marca para marca. Mas a única coisa comum entre todas as marcas é a necessidade de ser uma marca forte.

Por que a identidade da marca é tão importante?

Uma forte identidade de marca pode posicionar uma empresa acima de sua concorrência por si só. Mas ter uma marca forte que leva tempo, dinheiro e esforço para desenvolver. Não é tão simples como redesenhar um logotipo ou reescrever um slogan. A identidade da marca é a razão pela qual você oferece para o seu cliente escolher você em vez da sua concorrência.

Como retrabalhar a identidade da sua marca

O rebranding bem-sucedido envolve “evolução”, não “revolução”. Você deve impressionar seus clientes existentes que sua nova marca é apenas uma versão nova e aprimorada do mesmo você. É importante não ficar muito louco com um esforço de re-branding, porque você pode acabar destruindo laços emocionais frágeis e a fidelidade do cliente.

A identidade da marca é muito mais do que marketing

Ter uma identidade de marca que ressoe com seu mercado é importante, mas não às custas das pessoas dentro de sua empresa. Eles precisam não apenas entender, mas também ser os embaixadores mais fervorosos da sua marca. Seus funcionários acreditam na sua empresa? Eles sentem que têm uma participação no seu sucesso? Empresas com identidades de marca sólidas podem responder sim a essas perguntas. O seu pode? Se não, aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

1. Coloque todos os aspectos da sua empresa na mesma página: mais fácil falar do que fazer, certo? Bem, isso não significa que não seja necessário. Faça com que todos os seus departamentos conversem entre si e se entendam.

2. Promova todos para a posição de embaixadores da marca: Dê a todos um entendimento comum da empresa, sua missão e sua parte nela. Eles devem sentir que têm propriedade, mesmo que não tenham.

3. Reforce os valores e comportamentos da marca: Para fazer isso, use as ferramentas que você tem, como comunicação interna... e como um bom treinador de basquete, promova consistentemente esses fundamentos até que se tornem uma segunda natureza.

Seus funcionários, em última análise, determinarão seu sucesso ou fracasso. É por isso que é tão importante que eles acreditem na identidade da marca da sua empresa. No entanto, isso não é algo que pode ser forçado. Você, como liderança, deve ganhá-lo. Mas uma vez que você fizer isso, você terá uma empresa cheia de embaixadores de marca de sucesso, felizes e motivados.